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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/48742PA
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2022/12.12.17.39.26   (acesso restrito)
Última Atualização2022:12.15.17.09.34 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2022/12.12.17.39.27
Última Atualização dos Metadados2023:07.13.01.48.24 (UTC) administrator
DOI10.7769/gesec.v13i2.1278
ISSN2178-9010
Rótulolattes: 5101026352468988 1 OliveiraCrisLeit:2022:EsCaSe
Chave de CitaçãoOliveiraSilvRibe:2022:EsCaSe
TítuloSecretários e gestão de documentos: estudo de caso no setor público brasileiro
Ano2022
Data de Acesso03 maio 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho1067 KiB
2. Contextualização
Autor1 Oliveira, Mônica Aparecida de
2 Silva, Andréia Cristina Ribeiro
3 Ribeiro, Marciana Leite
Identificador de Curriculo1
2
3 8JMKD3MGP5W/3C9JHPA
Grupo1 COPOA-CGGO-INPE-MCTI-GOV-BR
2 COADM-CGGO-INPE-MCTI-GOV-BR
3 SEAND-COAND-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 monica.oliveira@inpe.br
2 andreiaced@gmail.com
3 marcianaribeiroleite@gmail.com
RevistaRevista de Gestão e Secretariado
Volume13
Número2
Páginas226-252
Histórico (UTC)2022-12-15 17:09:36 :: lattes -> administrator :: 2022
2023-07-13 01:48:24 :: administrator -> simone :: 2022
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveProfissional de Secretariado. Gestão de Documentos. Arquivos. Secretarial professionals. Document management. Filing
ResumoO profissional de secretariado é um gestor de documentos? Em caso positivo, como é feita esta gestão, e como ela pode ser otimizada? São questões que motivaram este estudo de caso realizado com 22 profissionais de secretariado de uma instituição pública da área de ciência e tecnologia. Utilizando-se do arcabouço da legislação arquivística brasileira, e de estudos sobre gestão documental, e sobre o secretariado e a gestão documental, o estudo investiga a gestão de documentos feita por secretários no curso de seus trabalhos em comissões. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário, e a análise revelou que os profissionais reconhecem a importância da gestão de documentos para a preservação da memória documental. Os dados também demonstram o protagonismo dos secretários na gestão diária de documentos, no assessoramento documental às equipes, e na organização dos arquivos institucionais. Expõe-se, por outro lado, a vulnerabilidade desta gestão se não houver reposição de pessoal, revisão e otimização de procedimentos e capacitação de novos colaboradores. A pesquisa também evidencia que a atuação na gestão de documentos tem sido fator de referência do papel que secretários desempenham na instituição. ABSTRACT: Is a secretary a document manager? If so, how is this management done, and how can it be optimized? These are questions raised by this case study carried out with 22 secretaries/personal assistants at a public institution of science and technology. With theoretical foundation in archival legislation, document management, secretariat and document management, the study investigates the document management performed by secretaries in the course of their work in committees. The data was collected by questionnaire, and the results of the study reveal secretaries that recognize the importance of document management for the preservation of the institution ́s memory. The study also demonstrates the role played by secretaries in the daily management of documents, in document assistance with their work team, and in the organization of the institution ́s archives. On the other hand, the study shows the vulnerability of this management if there is no replacement of personnel, no review and optimization of procedures and no training of new employees. The research also shows that working in document management has been a reference factor of the role that secretaries play in the institution.
ÁreaGEST
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGGO > Secretários e gestão...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > COAND > Secretários e gestão...
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4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
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Visibilidadeshown
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/46KUBT5
8JMKD3MGPCW/46L2DUH
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2022/04.03.22.35 4
DivulgaçãoWEBSCI; PORTALCAPES.
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
NotasSetores de Atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Informações Adicionais: Secretarial professionals. Document management. Filing..
Campos Vaziosalternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel e-mailaddress format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
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